Que CMS usar? – Worpress ou Joomla

Escolher o CMS que vai usar é complicado …

Existe muita escolha disponivel , mas não se preocupe nos vamos mostra-lhe qual o CMS que deve usar de acordo com o objectivo que pretende atingir.

No artigo vai poder ver quais os benefícios e desvantagens que cada CMS lhe trás, assim vai poder fazer uma escolha informada e consciênte que vai resultar numa objetivo final mais otimizado possível.

O que é um CMS?

O CMS é um Content Management System, ele vai permitir gerir o conteúdo e todas as funcionalidades do site. Através dele criamos conteúdo de maneira fácil e podemos mexer no layout e disposições dos elementos do site sem ser necessário passar horas a escrever linhas e linhas de código para conseguir um site de qualidade.

Como Escolher o CMS?

Escolher o CMS que vamos utilizar no nosso site é importante para manter o site atualizado e focado no objetivo para qual estamos a apontar o nosso site. Existem varias opções que podemos utilizar, mas o mais importante é escolher aquele que podemos confiar.

Temos de conhecer bem o CMS que estamos a utilizar para aproveitar o máximo possível todas a funcionalidades disponíveis.

Podemos escolher Themes para o site e adquirir plugins que vão ajudar em diversas funcionalidades como promover páginas e ajudar nas técnicas de SEO entres muitas outras tarefas.
Os CMS’s mais importantes e mais utilizados no mundo são o Worpress e o Joomla. Apesar de serem excelentes no global eles são mais específicos para certo um tipo de finalidade.

joomlavswordpress

Qual o Melhor CMS WordPress ou Joomla?

Ambos são diferente mas igualmente bons. Vamos ajudar a escolhar o mais indicado para si, com a informação disponivel vai ser possivel fazer a melhor escolha no que toca a CMS’s, Veja quais as vantagens, desvantagens e possibilidades com cada um deles.

WordPress

O CMS mais utilizado no Mundo, aproximadamente 40% de todos os sites existentes na Web utilizam o Worpress.
Criado em 2003 por Matt Mullenwegg é indicado para criar site considerados Blogs. Uma das grandes vantagens é a grande e ativa comunidade, sempre com a criação de novos plugins e quando nos deparamo-nos com algum problema a comunidade já tem uma a solução.

O que posso fazer com o WordPress?

O WordPress é bastante utilizado pela sua facilidade de instalação e de utilização, apesar de ser um CMS mais indicado para Blogs este consegue ser bastante versátil. É possível criar sites como lojas online fóruns entre outras possibilidades de maneira viável e fidedigna. A grande variedade de opções de configuração das páginas, publicação de artigos e aparência permitem que o WordPress ganhe uma vantagem sobre os seus concorrentes.

Joomla

Criada em 2005 devido a separação da empresa Mambo e Miro.
Este CMS permite criar vários sites utilizando apenas um gestor de conteúdo. É um sistema complexo para quem nunca o utilizou ou se esta habituado ao Worpress este pode tornar-se confuso e demasiado técnico. Se é a primeira vez que vai usar este sistema de gestão de conteúdo é melhor estudá-lo um pouco e testar primeiro antes de começar a utilizar no seu site principal.

O que posso fazer com o Joomla?

É mais indicado para criar sites como lojas online, comercio eletrónico e especialmente se quiser que o seu site tenha uma área de cliente.
Mas as grandes possibilidades de configurações fazem dele um dos mais poderosos. Tambem tem a possibilidade de utilizar Themes e plugins para ajuda otimização e configuração.

Que CMS usar? – Worpress ou Joomla

A melhor maneira de escolhe o seu CMS é primeiro reconhecer a sua experiência e a que se destina o seu site.
Se não tiver experiencia em criação ou gestão de sites deve utilizar WordPress, ele permite uma fácil e intuitiva criação e estilização das páginas, independentemente daquilo a que se destina o seu site.
Se já tiver alguma experiencia com CMS deve utilizar o WordPress se quiser criar um Blog. Se quiser criar uma loja online ou uma serie de sites o melhor é utilizar o Joomla.

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *