O que significa “Alojamento Web” e o que faz?

Se pretende iniciar-se no mundo da internet, criando um site, então tem que perceber o que significa Alojamento Web. Por palavras simples e diretas, alojamento web é um lugar onde as pessoas armazenam os seus sites. Imagine um alojamento web como a despensa da sua casa, só que em vez de guardar roupas, comida e outras coisas, acaba por ter ficheiros de computados, imagens, ficheiros HTML, vídeos, etc. Esse armazenamento é virtual, mas em computadores potentes e com grandes capacidades de armazenamento que lhe permite ter acesso às suas coisas em qualquer lugar.Mais, o Alojamento Web, é fornecido por empresas que se dedicam a este tipo de serviços mediante o pagamento de uma taxa. Assim, a empresa irá dar-lhe espaço no servidor para alojar as suas coisas, construir o seu site, e depois o seu domínio (site) irá ser direcionado para esse alojamento através da ligação à internet e respetivo IP.

alojamento-web

Tipo de alojamento web

São quatro os tipos de alojamento web. Partilhado, Servidor Virtual Privado (VPS), Dedicado e Alojamento Cloud (nuvem).

Todos servem para alojar o seu site, no entanto têm diferenças na capacidade de armazenamento, controlo, requisitos técnicos, velocidade do servidor e fiabilidade.

Alojamento Partilhado – aqui o seu site é colocado junto com ouros sites no servidor principal. Pode haver centenas de sites ou milhares. Os recursos são partilhados entre os vários sites. Há a desvantagem de em picos de muitos acessos ao site, o mesmo ficar em baixo.

Alojamento Servidor Virtual Privado – um servidor virtual divide-se em vários servidores virtuais, em que cada site está com o seu servidor dedicado. Mas ainda assim partilham o servidor com outros sites. Em casos de pico de acessos ao site, o desempenho do mesmo pode ser prejudicado.

Alojamento Dedicado – aqui o seu site está num servidor só seu. É dedicado, tem o controlo todo. O grande problema é que é dispendioso, mas compensa se tiver muitos acessos ao site.

Alojamento Cloud – são vários servidores a trabalhar em conjunto para alojar vários sites. Assim, conseguem lidar com os picos de tráfego, não prejudicando o desempenho do site. São também dispendiodos.

 

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *