O que é um domínio e para que serve?

Um domínio, também chamado de DNS (Domain Name System), é um sistema fácil de nomenclatura de um endereço de internet para páginas (sites) e servidores (fornecedores). Digamos que são como os indicativos dos números de telefone, permitindo-nos memorizar facilmente o endereço do site, invés do número IP (Internet Protocol) que é para onde o domínio aponta, mas que é de maior dificuldade em memorizar.
Assim, como exemplos de domínios temos:

  • Google.com
  • Facebook.com
  • Sapo.pt
  • Wikipedia.pt

Mas tenha em atenção que o domínio não é o mesmo que um URL (Uniform Resourc Locator). Na verdade o domínio faz apenas parte desse URL (que é o endereço completo de página de internet.
Enquanto o domínio fica por uma pequena parte, o URL não, este mostra o caminho todo até ao objeto final. Tem muita informação como o endereço da página, o nome da pasta, o nome da máquina, bem como o protocolo de idioma.
Assim, como exemplos de URL temos:

  • Desporto.sapo.pt/multimedia/fotos/cartoon/?id=6rHtDj1wmqdavzdc47z7f
  • Mail.google.com/mail/u/0/#inbox

De lembrar ainda que o domínio aponta para o endereço IP, não é o endereço de IP! O domínio tem como objetivo ser fácil de decorar e amigo do utilizador.
Pois o endereço de IP é parecido a este número: 192.168.0.1. Fácil de decorar?

dominio

Para que serve o domínio?

Como referi acima, o domínio permite aceder aos sites na internet, logo, digamos que é a morada que pode dar, publicitar, para que as pessoas acedam aos seus produtos.
É assim o modo mais fácil de as pessoas ficarem a conhecer o seu site online.

Como é constituído o domínio?

Os domínios são compostos por duas partes. Em que há um SLD (second level domain) e um TLD (top level domain), em torno de um ponto.
Assim à esquerda do ponto fica o SLD, que é o nome do seu negócio, site, trabalho, nome próprio, o que lhe queira chamar. É o que irá fazer com que as pessoas o memorizem.
À direita do ponto fica o TLD, que tem a ver com a terminação em que o comum é o .com, mas também há .net, .org, e também muitas vezes está associado ao país, como .pt, .es, .uk.

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *